Audiência remarcada sobre tombamento do Estádio Antônio Guimarães acontece hoje

Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn
Youtube

PUBLICIDADE

Nesta quarta-feira (27), a partir das 19h, será realizada na Câmara de Vereadores de Santa Bárbara d`Oeste a audiência pública que foi remarcada para debater a possibilidade de tombamento histórico do Estádio Antônio Guimarães que pertence ao União Barbarense. A realização do evento foi inicialmente solicitada pelo vereador Carlos Fontes (União Brasil) e teve como principais apoiadores o presidente do legislativo, Paulo Monaro (MDB), Celso Ávila (PV), Careca do Esporte (Patriota) e Eliel Miranda (PSD).

Essa audiência deveria ter acontecido no dia 24 de agosto, porém, atendendo mandado de segurança requerido pelo escritório de advocacia que representa 98 profissionais credores do União, o Juiz Thiago Garcia Navarro Senne Chicarino da 1ª Vara Cível de Santa Bárbara d`Oeste decidiu conceder liminar suspendendo o evento.

O escritório de advocacia Rino Direito Desportivo que é comandando pelo advogado Thiago de Souza Rino apresentou requerimento à Câmara de Vereadores pedindo para que a indicação de tombamento do estádio seja retirada e faz várias alegações do que considera ”fraude à execução trabalhista, com a frustração de direitos dos trabalhadores e credores”. O requerimento com diversos anexos sobre o processo de penhora e leilão do Estádio Antonio Guimarães tem 13 páginas. No entanto, o que motivou a decisão do juiz foi outra. Em seu despacho, ele escreve que ”é plausível o direito invocado, porquanto potencialmente ilegal a designação da Audiência Pública pela autoridade coatora sem a observância do prazo mínimo de quinze dias de antecedência para divulgação da data designada, tal como determina o art. 174 da Lei Orgânica do Município de Santa Bárbara d’Oeste”. Esse prazo não havia sido observado e o presidente da Câmara no mesmo dia remarcou a audiência para hoje.

A palestrante convidada é a geógrafa Simone Scifoni, professora livre docente do Departamento de Geografia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (USP). Ela já atuou em instituições públicas de proteção do patrimônio cultural como o Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e o Condephaat/SP, é fundadora e membro da Rede Paulista de Educação Patrimonial e vice-diretora do Centro de Preservação Cultural da USP, além de coordenar o Grupo de Pesquisa Patrimônio, Espaço e Memória, certificado pelo CNPq.

Deverão fazer uso da palavra o historiador esportivo, jornalista e radialista JJ Bellani que é o maior conhecedor da história do estádio e do União, o também historiador Antonio Carlos Angolini e o torcedor Carlos Dalberto Festa, fundador e presidente de honra da TUSB – Torcida Uniformizada Sangue Barbarense.

Também foram convidados um representante do Poder Executivo e o presidente do CODEPASBO – Conselho Municipal de Defesa do Patrimônio Histórico de Santa Bárbara d`Oeste, Graciano Santos Arosti.

Carlos Fontes ressaltou que o tombamento não vai gerar custo algum para o município e será muito bom para a cidade que terá um espaço histórico preservado.

A audiência é aberta ao público e tem duração estipulada de duas horas. A Rádio Luzes (AM 1360 e www.radioluzes.com.br) vai transmitir o evento e realizará entrevistas com os participantes.

Leia Também

Acesse Também