Dezembro Laranja: Um Chamado À Prevenção Do Câncer De Pele

Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn
Fonte: Assessoria de Imprensa
Foto: Reprodução

PUBLICIDADE

O Dezembro Laranja é uma campanha de saúde pública que visa iluminar a prevenção do câncer de pele no Brasil, um país tropical que convive com altas exposições solares durante todo o ano. Participar dessa campanha é um ato de cuidado consigo mesmo e com os outros, pois o câncer de pele pode ser evitado e tratado com sucesso se descoberto a tempo.

O objetivo da campanha é educar e conscientizar as pessoas sobre a importância da prevenção, da atenção aos sinais na pele e das consultas periódicas com o dermatologista. A campanha também promove ações gratuitas de atendimento, orientação, diagnóstico e tratamento do câncer de pele em todo o país – Ressalta o Dr. Ernesto AlarconCirurgião Geral, especialista em Videolaparoscopia.

O câncer de pele é o tipo mais comum de câncer no Brasil e no mundo, e está relacionado à exposição excessiva e inadequada ao sol.

Para alertar a população sobre os riscos e os cuidados necessários para evitar essa doença, a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) criou em 2014 a campanha Dezembro Laranja.

Existem dois tipos principais de câncer de pele: o não melanoma, que é o mais frequente e de menor mortalidade, mas que pode causar deformações e disfunções estéticas se não for tratado precocemente; e o melanoma, que é o mais agressivo e letal, mas que tem mais de 90% de chances de cura se detectado em sua fase inicial – Explica o Dr. Ernesto Alarcon.

Os fatores de risco para o câncer de pele incluem ter pele clara, muitas sardas ou pintas, histórico familiar ou pessoal da doença, idade avançada e exposição a radiações, como sol, câmaras de bronzeamento e raios X.

A prevenção do câncer de pele envolve medidas simples, como evitar a exposição solar nos horários de maior incidência dos raios ultravioletas, entre 10h e 16h, usar protetor solar, reaplicando a cada duas horas ou sempre que suar ou se molhar, usar roupas, chapéus, bonés, óculos e acessórios que protejam a pele, buscar locais com sombra e hidratar-se adequadamente.

Além disso, é fundamental observar regularmente a própria pele, procurando por manchas, pintas ou sinais que mudem de cor, forma ou tamanho ou que apresentem bordas irregulares, sangramento, coceira ou dor. Qualquer alteração suspeita deve ser avaliada por um médico especialista – Finaliza o Dr. Ernesto Alarcon.

 

Leia Também

Acesse Também

É Tetra!

O Esmeralda conquistou o quarto título de Campeão Barbarense de Futebol 1ª Divisão num jogo inesquecível contra o já tetra e atual campeão São Fernando.

Vai dar tetra ou penta?

A final do Campeonato Barbarense de Futebol 1ª Divisão, o tradicional Varzeanão, acontece neste sábado, às 14h30, no Estádio Antônio Guimarães. O Esmeralda foi campeão