Presidente Luiz Inácio Lula da Silva critica incidente hostil envolvendo o Ministro Alexandre de Moraes

Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn
Foto: Ueslei Marcelino/Reuters

PUBLICIDADE

Durante a cerimônia de posse da nova diretoria do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, no domingo, dia 23, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva abordou a questão da hostilidade e agressão nos debates políticos. Ele se referiu a um incidente em que o empresário Roberto Mantovani Filho, de Santa Bárbara d’Oeste, suspeito de envolvimento em um confronto hostil com o Ministro Alexandre de Moraes no aeroporto de Roma, na Itália, foi chamado de “canalha” por Lula.

Lula iniciou seu discurso enfatizando que, embora tenham conseguido derrotar o presidente Jair Bolsonaro, a ideologia do bolsonarismo ainda não havia sido totalmente derrotada. Ele expressou preocupações com a presença de alguns apoiadores radicais do governo anterior que ainda estavam tomando as ruas e se envolvendo em comportamentos ofensivos. O incidente envolvendo o Ministro Moraes e seu filho foi citado como exemplo de tal comportamento inaceitável.

Segundo Lula, o país precisa avançar em direção a uma convivência mais harmoniosa, mesmo entre aqueles com opiniões políticas divergentes. Ele enfatizou a importância de respeitar as perspectivas uns dos outros como aspecto fundamental da democracia. Embora as pessoas não precisem necessariamente gostar umas das outras, é fundamental manter o respeito e interações civilizadas, pois isso é a base de uma sociedade democrática funcional.

Coincidentemente, na sexta-feira, dia 21, o governo lançou o “Pacote da Democracia”, que consiste em um conjunto de leis destinadas a aumentar as penalidades para crimes envolvendo figuras políticas dos poderes legislativo, judiciário e executivo. Uma das medidas propostas defende uma pena máxima de 40 anos de prisão para aqueles que cometerem crimes contra o Estado Democrático de Direito.

O incidente envolvendo o Ministro Moraes ocorreu na sexta-feira anterior, dia 14, quando um grupo de brasileiros supostamente o confrontou, juntamente com seu filho, no aeroporto internacional de Roma, na Itália. Posteriormente, os indivíduos suspeitos de estarem envolvidos no incidente foram identificados pela Polícia Federal e já prestaram depoimento.

As declarações do presidente Lula refletem as preocupações com a atual polarização política e a necessidade de fomentar um discurso político mais respeitoso e inclusivo no Brasil. O “Pacote da Democracia” foi apresentado como uma medida para desencorajar e penalizar qualquer comportamento violento ou agressivo contra figuras políticas, independentemente de suas posições ou afiliações.

Texto por: Vitor de Carvalho

Supervisionado por: José Flavio Scavassa

Leia Também

Acesse Também