Santa Bárbara d’Oeste lança concurso multicultural para combater o trabalho infantil

Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn
Foto: Reprodução

PUBLICIDADE

Nesta segunda-feira (12), o prefeito Rafael Piovezan participou do lançamento do 1º Concurso Multicultural sobre o Combate ao Trabalho Infantil em Santa Bárbara d’Oeste. Essa iniciativa, promovida pela Prefeitura em parceria com o Ministério Público, TRT da 15ª região, Diretoria Regional de Ensino e CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente), tem como objetivo conscientizar sobre a importância de erradicar o trabalho infantil. O evento ocorreu no Salão Nobre da Secretaria de Educação, coincidindo com o Dia Mundial do Combate ao Trabalho Infantil.

O concurso e suas áreas temáticas: O concurso aborda o Plano Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil e Proteção ao Adolescente Trabalhador, e os participantes poderão se inscrever nas categorias de redação, poesia, música e desenho. Estão aptos a participar alunos matriculados na rede municipal e estadual de ensino, assim como na rede particular, do 1º ano do Ensino Fundamental até a 3ª série do Ensino Médio. As inscrições serão aceitas até o dia 18/08/2023. As artes vencedoras serão utilizadas na Campanha de Enfrentamento ao Trabalho Infantil no Município, ampliando a conscientização e o impacto da mensagem.

A importância de valorizar ações de combate ao trabalho infantil: O prefeito Rafael Piovezan ressaltou a relevância da ação multicultural, que proporcionará uma visão singular das crianças e jovens sobre os riscos reais do trabalho infantil. Ele destacou a importância de valorizar todas as ações empreendidas no combate ao trabalho infantil, especialmente considerando que, em décadas passadas, essa questão era tratada como algo normal. Piovezan enfatizou que é por meio do olhar puro das crianças que se moldará ainda mais a política pública voltada à proteção e ao pleno desenvolvimento delas. O prefeito reforçou que o avanço nessa questão depende do esforço coletivo de todos os envolvidos.

Apresentações culturais e presenças ilustres: Após o lançamento do concurso, o público presente foi emocionado por apresentações culturais. James Ribeiro declamou o poema “Nina”, de sua autoria. Mayanna Beatriz da Silva Teixeira, aluna do CIEP “Dom Eduardo Koaik”, declamou o poema “A Corrida da Vida”, de Bráulio Bessa, conquistando o 1º lugar na categoria “Melhor declamação de poema de autor consagrado” e “Melhor maquiagem” no Recitar 2023. Gabriel de Andrade dos Santos, aluno do CIEP “Angelica Sega Tremacoldi”, também vencedor do Recitar 2023 na categoria “Melhor sonoplastia / Trilha sonora” e 2º colocado na “Melhor declamação de poema de autor consagrado”, declamou o poema “Negro”, de Raul Bopp.

Presenças importantes no evento: Além do prefeito Rafael Piovezan, estiveram presentes o vice-prefeito de Santa Bárbara d’Oeste, Felipe Sanches, o promotor de Justiça da Vara da Infância e Juventude de Santa Bárbara d’Oeste, Dr. Luiz Fernando Garcia, a juíza do Juizado Especial da Infância e da Adolescência de Campinas e juíza do Trabalho Substituta da 1ª Vara do Trabalho de Campinas, Dra. Taísa Magalhães Mendes, o gerente regional do Trabalho em Campinas, Carlos Alberto de Oliveira, o dirigente regional de Ensino, Haroldo Ramos Teixeira, e o presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Dr. Milton Rogério Alves. Também estiveram presentes representantes das entidades parceiras e profissionais da Educação do Município.

O lançamento do 1º Concurso Multicultural sobre o Combate ao Trabalho Infantil em Santa Bárbara d’Oeste marca uma iniciativa importante para conscientizar a população sobre os perigos do trabalho infantil. Com a participação de alunos de diversas escolas, o concurso promoverá reflexões e a expressão artística das crianças e jovens, contribuindo para a construção de uma política pública que visa protegê-los e permitir seu pleno desenvolvimento. A presença de autoridades e parceiros no evento demonstra a importância e o compromisso coletivo no combate a essa violação dos direitos das crianças e adolescentes.

 

Texto: Vitor de Carvalho (estagiario)

Supervisionado por: José Flavio Scavassa

Leia Também

Acesse Também