ONU: fenômeno meteorológico El Niño persistirá até abril de 2024

Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn
Foto : Reuters

PUBLICIDADE

Segundo a organização, nos últimos quatro meses, “foram registrados aumentos constantes da temperatura da superfície do mar”

 

Em geral associado a um aumento das temperaturas mundiais, o fenômeno meteorológico El Niño vai durar até abril de 2024, afirmou a ONU, anunciando um aumento das temperaturas em 2024.

De acordo com o boletim da Organização Meteorológica Mundial (OMM) publicado na terça-feira (7), há 90% de probabilidade de que esse fenômeno cíclico do Pacífico persista até abril de 2024. Também é muito provável que, “no auge, chegue a valores correspondentes a um episódio intenso”.

Em setembro, “a temperatura da superfície do mar na zona centro-leste do Pacífico equatorial apresentou magnitudes moderadas”, relatou a organização, observando que “as temperaturas sob a superfície do leste do Pacífico equatorial” foram “muito superiores à média”.

 

O El Niño é um aquecimento das temperaturas da superfície dos oceanos no Pacífico oriental e central e pode provocar fenômenos climáticos extremos, desde incêndios florestais a ciclones tropicais e secas prolongadas.

O fenômeno já provoca calamidades em todo o mundo. Acredita-se que os riscos sejam maiores para os mercados emergentes mais expostos às oscilações dos preços dos alimentos e da energia.

A OMM disse no mesmo comunicado que 2023 está prestes a ser tornar o ano mais quente já registrado. O ano recorde anterior foi em 2016 devido ao golpe duplo de um El Niño excepcionalmente forte e natural e ao impacto do aquecimento induzido pela queima de combustíveis fósseis.

Fontes: CNN brasil/Brasilia News

Leia Também

Acesse Também